Pessoas que possuem a carteirinha do Passe Livre podem reservar passagens com benefícios para viagens de ida entre estados (interestaduais). Isso é possível por causa da nossa parceria com viações e por seguir a legislação para facilitar a viagem.
- Legislação: Lei nº 8.899/1994, regulamentada pelo Decreto nº 3.691/2000 e pela Resolução ANTT nº 261/2002.
Passagem gratuita
Pessoas com deficiência e que comprovarem baixa renda têm direito a 100% de desconto em cada ônibus de transporte coletivo entre estados (interestaduais), sem limite de assentos de classe convencional.
Acompanhantes Passe Livre
Direito ao Passe Livre
Acompanhantes de pessoas com deficiência que precisam de ajuda, de acordo com atestado médico, têm direito a um assento ao lado da pessoa com deficiência.
Documentação necessária
Para pessoas com deficiência
- Carteira do Passe Livre, emitida pelo Ministério dos Transportes.
- Documento de identidade oficial com foto.
- Atestado médico comprovando a deficiência e a necessidade de acompanhante, se aplicável.
Emissão da Carteira do Passe Livre (para pessoas com deficiência)
- A solicitação pode ser feita online ou pelo Correios.
- É necessário preencher um formulário e anexar os documentos exigidos (laudo médico, comprovante de renda, foto 3x4).
Como reservar uma passagem com benefícios:
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Selecione a rota e a data de ida desejada e clique em "Buscar". Quando os resultados aparecerem, utilize o filtro "Passagens com benefícios" e escolha a opção "Exclusivo para pessoas idosas, com Passe Livre ou ID Jovem". Após aplicar o filtro, o sistema exibirá todas as passagens disponíveis com esses benefícios.
Observação: Esse filtro está disponível apenas para rotas interestadual (viagens entre estados) na classe convencional. O benefício pode ser aplicado a uma única passagem por pedido, limitado a um trecho de ida e para um único passageiro.
- Escolha o horário, tipo de benefício e clique em “Continuar reserva”
- Insira as informações de quem está comprando e de quem vai viajar, se todos os dados estiverem corretos, é só clicar em “Continuar”
- Envie os documentos obrigatórios e aguarde a resposta por e-mail.
Importante: As passagens com benefício só podem ser compradas com pelo menos 24 horas de antecedência. Faça sua reserva com antecedência para garantir a vaga.
Orientações
- No dia da viagem: A pessoa deve chegar ao guichê da viação pelo menos 1 hora antes do embarque e mostrar a documentação para comprovar que é elegível ao benefício.
- Taxa de embarque: Mesmo que sua passagem tenha um desconto de 100%, a taxa de embarque ainda precisa ser paga no momento da reserva.
Cancelamento e Alteração
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Cancelamento: O cancelamento da passagem deverá ser solicitado com até 3 horas antes do seu embarque. Para isso, basta acessar o seu pedido em “Meus pedidos”, escolher a opção “Cancelar pedido” e confirmar.
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Alteração: A alteração da passagem irá depender da disponibilidade de assentos e deve ser solicitada junto ao guichê da viação responsável pela viagem.
Para mais informações, consulte a viação.